12 de junho de 2018

E3 - 2018: PLAYSTATION - O FOCO NOS EXCLUSIVOS DIVERSIFICADOS

Por: Cristiano Pereira


Uma apresentação bem menor que o ano anterior, focada nos exclusivos.

Mesmo com uma apresentação de curta em duração, os trailers dos exclusivos muito aguardados fizeram a diferença para mostrar o motivo de ser um consumidor de Playstation, 3 dos 7 exclusivos causaram muita empolgação (e um deles trouxe empolgação com mais dúvidas), juntamente com um remake de um jogo multiplataforma que muitos aguardavam.
Mas teve um problema para quem estava ao vivo, a Sony resolveu fazer um palco especial para apresentar o novo trailer com gameplay de The last of Us, depois fez o público que estava lá, voltar para o palco principal, é claro que também causou um pouco de tédio no início para quem estava assistindo pela internet.
Depois do começo (que talvez não vai mais se repetir) a conferência voltou ao normal.

Faltaram jogos para serem mostrados, é previsto que a nova geração de consoles comece entre o final de 2020 para o início de 2021, essas datas não estão longe, o jogo que faltou de aparecer foi Final Fantasy 7 Remake, talvez seja lançado bem no final dessa geração de consoles, ainda tem a Tokyo Game Show, Gamescom e a  Playstation Experience para Final Fantasy 7 aparecer com uma data de lançamento.
As remasterizações de Shenmue 1 e 2, foram anunciadas na PC Gaming Show, e Shenmue 3 vai ter mais informações na Gamescom no mês de Agosto.

Acredito que os jogos mostrados sem data de lançamento serão os últimos desta geração, que talvez só sejam lançados no final de 2019 ou em 2020, encerrando a geração, assim como o próximo God of War que já está sendo produzido, talvez seja o último para PS4, se não acontecer algum meio de portar para a geração passada.
Tudo depende de como serão os gráficos da 9º geração, posso adivinhar que não vai ter uma diferença visual (talvez no início), mas a diferença será técnica, e o que mais vai empurrar o jogador para a próxima geração é saber que a sequência do seu jogo favorito está na próxima geração.

Mais duas informações: vai ter um modo game+ para o novo God of war, vai chegar por uma atualização, e o jogo Call of Duty: Black ops 3, foi acrescentado para os jogos gratuitos da PSN Plus deste mês de Junho.
Uma última dúvida (antes do jogo do Kojima, é claro)

Tem um estúdio que um público específico estava esperando e que não apareceu também.
O público específico era os fãs do jogos do Fumito Ueda, porque no jogo Shadow of The colossus Remake, foi deixado uma possível pista envolvendo o desenho das cabras que foram adicionadas no remake pelo estúdio BluePoint.
As coordenadas dos desenhos das 4 cabras apontam para a a região E3 do mapa, então os fãs encararam isso como uma dica de que algo iria ser mostrado na conferência, o mais certo seria um remake do jogo ICO.
Então o que o desenho das cabras significa e para onde elas apontam se não era para a conferência da E3? A única coisa que existe nestas coordenadas é uma torre de salvamento.
O mistério está aberto novamente.






Para quem não viu a apresentação ou só gosta de saber o que vai jogar, veja a lista dos jogos, começando pelos exclusivos:


The Last of Us: Parte 2.
Opinião: a cena inicial do trailer poderia ser forçada para quem não conhece o jogo, mas não é porque está no contexto da personagem, a Ellie já mostrava ser lésbica desde o primeiro jogo ( e explicitamente mostrou na expansão), é mais fácil e compreensível para a personagem que desde criança viveu em um mundo pós-apocalíptico de sobrevivência, ter um desprezo aos homens com motivos bem enraizados, porque naturalmente não existiria mais o respeito e leis punitivas para agressões ao próximo no mundo que o jogo acontece, a maioria tratariam as mulheres como presas sexuais.
Em um mundo sem regras, retornaria a parte primitiva de sobrevivência do ser humano, Joel é um dos poucos homens que manteve a sua sanidade no mundo pós-apocalíptico e por isso conseguiu se aproximar de Ellie, como uma figura paterna que fazia falta para a personagem.
Ellie teve poucos exemplos de homens com sanidade, então seria muito mais naturalmente indutivo para uma garota em formação mental e física se aproximar muito mais em todos os sentidos à pessoas do mesmo sexo e ter repulsa pelo sexo oposto.

A parte ruim na vida real: feministas (lógico) e movimentos esquerdistas lgbts, usarem o jogo para levantar bandeiras, tirando a cena e personagem do contexto da história do jogo.
E a parte paranoica que vive nos países cristãos do ocidente acham que vivem no mundo de The Last of Us, vou dizer quais lugares os gays e mulheres vivem em um terror constante autorizado pelo governo: países árabes, mas nesses lugares os movimentos "pró mulheres e gays" não querem protestar, a paranoia e hipocrisia é tanta que feministas até chamar de xenofóbico quem critica as leis do islã.
Sei que até lideres de governo tem um cuidado para criticar os países árabes porque isso acidentalmente pode causar uma guerra, mas é lá que o cenário mais próximo do jogo acontece contra as mulheres e gays com a autorização do governo, as estéricas feministas e os movimentos "protetores" não falam nada, porque é mais fácil criticar e querer impor a agenda para pessoas civilizadas e governos que simplesmente não concordam e não são assassinos.

Ghost of Tsushima, a direção de arte é algo que frequentemente é difícil de não elogiar nos jogos que estão siando exclusivamente para Playstation.

Death Stranding, se alguém pensou que assistindo o gameplay entenderia, ficou sem entender mais ainda, o mistério para entender completamente o que o jogo vai ser, continua.
Acho que será necessário mais um gameplay para entendermos o que Hideo Kojima está produzindo.
A mulher que aparece no final chamada Lindsay Wagner, é uma atriz que está rejuvenescida no jogo para a aparência que ela tinha nos anos 70 quando ela fez o papel principal de uma ciborgue no seriado A Mulher Biônica.

Spider-Man, mais um pouco do triplo A que vai ser lançado em 2018.
Esse é o último Trailer do jog que vamos mostrar no blog.

Trover Saves The Universe, para PSVR.

Déraciné, do estúdio Fromsoftware, mesmo estúdio que criou Dark Souls e Bloodborne, apareceu alguns minutos depois da parte principal da conferência.
Será um jogo para usar o PSVR.

Nioh 2, se mantém exclusivo para PS4.
O protagonista será criado pelo próprio jogador, não será necessário ter jogado a versão anterior, mas ele terá algumas ligações com Nioh 1.
E talvez uma das coisas mais importantes é que a dificuldade do primeiro jogo permanece.


Os jogos multiplataforma mostrados na apresentação.



Foi um anúncio bem empolgante, graficamente o que esperávamos para esta geração, está até melhor e com certeza o gameplay não vai decepcionar, MAS! Temos um problema semelhante à DMC5 aqui também.
(Opinião: Sim, foi o visual da Claire Redfield que nunca iria descobrir que era ela se não fosse Resident Evil 2 onde só uma personagem usa roupa vermelha.
O rosto do Leon mudou também, mas ainda vejo o Leon, ele não ficou ao ponto de ficar irreconhecível como a Claire ficou).
O jogo usa a mesma engine de Resident Evil 7, e será lançado em Janeiro de 2019 para PS4, X1 e PC.



Kingdom Hearts 3, mais um trailer, também será o último que vamos postar aqui no blog (porque já tem muitos), será lançado em Janeiro de 2019 para PS4 e X1.

Control, dos mesmos criadores de Alan Wake e Quantum Break.
Será lançado em algum momento de 2019 para PS4, X1 e PC.

Mais conteúdo para Destiny 2 em Setembro.

Mapas remasterizados  para Call of Duty: Black Ops 3 para quem fizer a pré-ordem de Black Ops 4 que também receberá estes mapas.