22 de fevereiro de 2018

{REVIEW} SHADOW OF THE COLOSSUS - REMAKE

Por: Cristiano Pereira

Agora ficou mais épico para quem já é fã e a melhor versão para quem vai jogar SOTC pela primeira vez...




Continua colossal e mais gratificante...




A produtora Bluepoint com a supervisão de Fumito ueda, refizeram as terras proibidas que todos os fãs imaginavam para a 8º geração...




Novos mistérios...




A nova e definitiva versão das terras proibidas.





Hoje
A review do remake de...


Para quem quer saber um pouco sobre a versão anterior, alguns mistérios e uma teoria, veja o artigo especial de Shadow of the colossus (no tempo que escrevi achei que seria o último artigo sobre o jogo, isso mudou quando apareceu o trailer do remake na E3 - 2017)

Shadow of the colossus - remake, é um jogo refeito do zero que talvez faça muitos fãs nem quererem mais voltar a jogar a versão anterior, porque realmente a diferença é... colossal (não resisti ^_^) é um jogo novo com a mesma história (acho que os fãs de Final Fantasy 7 vão ter essa mesma sensação).
Os colossos além de serem refeitos, tiveram alterações de detalhes nos seus visuais, o colosso que mais se destaca por estar diferente da versão anterior é o 7º (Hydrus).
A vegetação está muito mais "viva", balançam com o vento ou com o Wander passando por cima, o chão agora é um campo com grama, flores e plantas, as montanhas estão bem detalhadas e algumas até tem caminhos para serem escaladas (cuidado com as montanhas das coordenadas 1C).
Finalmente o fã vai conhecer o Wander, Mono e Emon com gráficos em alta resolução, mostrando suas aparências bem mais humanas por causa do salto gráfico.
Muita coisa que não fazia sombra, agora faz, o pouco de névoa que restou é apenas cosmético para manter o clima de alguns cenários parecidos com o modo clássico e não mais para esconder imperfeições vistas de longe, porque mesmo no PS3 o jogo só foi um porte, ainda era gráficos do PS2 remasterizados.
Agora você pode ver tudo bem detalhado de longe também, tudo o que os gráficos da 8º geração proporcionam agora estão no clássico Shadow of the colossus.

Infelizmente ainda grandes cenários inacessíveis cobertos pelas nuvens continuam inacessíveis, mas o jogo ganhou acréscimos ou pequenas extensões de cenário dentro das partes acessíveis, as terras proibidas foram bem exploradas pela Bluepoint e talvez ainda tenha lugares novos para se descobrir.
Alguns lugares que estavam no caminho que você percorria e que talvez muitos tentavam chegar, mas não tinha colisão ou o pulo do Wander não alcançava, agora é possível alcançar por caminhos não muito claros que foram construídos, muitos destes lugares foram feitos por causa da novidade das relíquias coletáveis do jogo.
E sim, estas relíquias vão te levar para um mistério maior que está no jogo, não são como os lagartos de cauda branca (agora meio azulada) que não davam recompensa nenhuma depois de achar todos os 77.
Vou escrever um pouco mais sobre as relíquias mais para o final da review, até para que entendam a nota final e o sistema de avaliação.


GAMEPLAY:

Para quem reclamava dos comandos, agora tem 4 opções: clássico, clássico remapeado, moderno e moderno remapeado.
O Wander está muito mais estável enquanto escala os colossos e o Agro continua sendo um cavalo e não uma motocicleta como queriam alguns reviewers que não entediam que o Agro mesmo sendo feito de polígonos é uma representação de um animal com vontade própria e não de uma máquina.

Mais uma novidade que envolve todo o gameplay e que era o desejo de fãs (como este blogueiro que escreve) que imaginavam como seria a passagem de tempo nas terras proibidas.
Se você sempre quis saber como seria enfrentar os colossos durante a noite, agora vai poder jogar. Não tem exatamente a passagem de tempo, mas tem o filtro noite em que as terras proibidas só é iluminada pela luz da "Lua".
O jogo que já era novo se transforma em outro durante a noite, se alguns lugares e colossos já pareciam um pouco sombrios durante o dia, com o filtro noite o clima das batalhas e lugares muda muito neste mundo que está bem realista e imersivo agora.
E ainda tem o modo espelhado que vai praticamente mudar o mapa das terras proibidas.
O Filtro noite e o modo invertido são bons modos replays para o jogador que foram acrescentados neste remake.


Uma outra coisa que mudou para melhor foi as armas e objetos que o Wander carrega, além do visual refeito e detalhado de cada arma, túnicas e máscaras, agora nesta versão não tem mais a separação de armas e objetos do modo time attack normal e do time attack hard, você pode usar todas em um save porque o new game + é infinito, e da para ir do modo normal para o hard e vice-versa e continuar com todos o equipamento que você conquistou nos dois time attacks.
As torres perderam sua função exclusiva de salvar o progresso do jogo porque o PS4 tem salvamento automático, mas não perderam a função de serem checkpoints.
E se você quiser saber o nome do local em que a torre está, você terá que chegar na torre, recuperar a energia (elas servem para isso também) e voltar para o menu inicial onde estará o nome do local.
A versão remake manteve as 24 torres.


SOM E TRILHA SONORA:

A primeira sensação é a melhora na dublagem, está tudo mais claro, eu sei que não dá para entender sem legenda, mas os diálogos tiveram pequenas alterações de tom que parece uma redublagem, agora está diferente da versão anterior.
Nesse remake você vai escutar bem o rugido e a agonia dos colossos que na versão anterior parecia mais contida e rápida, mas como o som está bem mais claro agora, parece até que eles vão falar de tanto rugirem continuamente e também depois de serem acertados pela espada de Wander.
A música está melhorada, principalmente a música final do jogo parecendo até que foi refeita, mas não foi, só foram acrescentados novos instrumentos e efeitos de som até com um coral no final que não tinha antes.
As músicas são as mesmas com alguns tons de notas diferentes, principalmente no piano, os fãs que tem uma memória auditiva das músicas mais gravadas na memória vão notar mais estas pequenas alterações de tons, mas que ficaram melhores com estes acréscimos de instrumentos.



O RETORNO DO JOGO DOS MISTÉRIOS:

Uma das principais características de Shadow of the colossus, além de ter inovado em sua época de lançamento no PS2, são os mistérios que agora são bem mais concretos no remake.
No momento que escrevo isso, um mistério que só tem no remake referente as relíquias já foi descoberto, mas pode ser apenas o começo, porque parece ser apenas uma parte para outra coisa.

Se você leu até aqui, percebeu que esta review não tem spoilers, por isso nem avisei no começo e também não terá tutorial dos mistérios já encontrados para aqueles que ainda não jogaram descobrirem por si mesmos que é mais legal, apenas terá algumas dicas porque vai ser necessário, tem até dicas visuais não apenas nesta parte da review.
Mas antes de chegar nas dicas vou mostrar algumas coisas que foram alteradas da versão anterior para o remake que eu mencionei no artigo especial.


Lembra dos 8 símbolos que tinham na versão anterior?
Os 4 últimos da arena do 16º colosso não estão mais lá, eles foram trocados pelos mesmos 4 símbolos do começo do jogo...

Agora não vamos mais ficar sabendo o que eram aqueles 4 símbolos, lembrando que no artigo que escrevi era só uma teoria.

O lugar que tem uma pequena Stonehenge que supostamente nos primeiros conceitos do jogo você usaria para prender o Sirius, um dos colossos excluídos, agora está bloqueada na versão remake...

THE LAST GUARDIAN - EASTER EGG
Para quem ainda não achou ou vai comprar o jogo e não quer procurar pela internet, vou deixar uma charada para você localizar o easter egg de The last guardian:

"Olhar para cima é o menos importante em uma floresta"


COLETÁVEIS:
O mais importante nesta versão remake é coletar as 79 relíquias.
Ir atrás de todos os lagartos de cauda brilhante e frutos se tornam um pouco desnecessários para quem já tem experiência no jogo, mas talvez ajude quem estiver conhecendo SOTC pela primeira vez.
As frutas ajudam bem a sua barra de vida crescer, mas o ganho de estamina pegando as caudas brilhantes de lagartos não é muito.
Para ter a vida e estamina ao máximo é necessário apenas terminar o jogo 4 vezes, não mais 7 vezes como era as versões de PS2 e PS3.


PRÓS:

Gameplay clássico retorna para a base de fãs ter uma nova experiência e a nova geração conhecer do melhor jeito a razão de SOTC ser um classico.

Som e trilha sonora melhorados ao ponto de parecer tudo refeito.

Expansão de locais das terras proibidas.

Um magnífico jogo refeito do zero com gráficos que deixaram até fãs surpreendidos do potencial desta nova versão.

Vale a compra, é um jogo essencial para quem tem um PS4.

Encontrados por enquanto 1 extra dentro do jogo que não é apenas cosmético e pode haver mais, a caçada a um novo mistério começa.

Modo replay com o filtro noite e o modo espelhado.





CONTRAS:

Ter que jogar no modo fácil para destravar imagens da galeria.


Relíquias  - OBS:

Meu sistema avaliatório é de retirar pontos de um jogo quando algo dentro do jogo atrapalha o gameplay, visual ou som cortando a diversão que o jogo proporciona.
No caso de SOTC, é a jornada de encontrar as 79 relíquias que não é intuitiva, deveria ter um detector igual ao dos lagartos que é um pouco demorado de se encontrar, mas qualquer um consegue achar em 1 dia ou 2.
As relíquias poderiam ter um alcance sonoro maior, algumas você escuta de longe, mas a maioria só aparece quando você chega muito perto, elas também poderiam brilhar de longe ou brilharem erguendo uma das espadas, mas não.
Eu por exemplo não gosto de seguir tutoriais passo a passo, porque gosto de descobrir coisas em jogos por mim mesmo, tive que procurar pelo menos um mapa na internet para me guiar, descobri que se não tivesse procurado o mapa eu estaria procurando as relíquias até 2019 ou 2020 com muita sorte de procurar nos lugares mais inesperados.
Se não fosse a internet nunca saberia que tem 79 relíquias para encontrar, sem ajuda achei um pouco mais de 40.
The last Guardian tinha as frases de ajuda que também davam trabalho de procurar, mas eram intuitivas, entendi que as frases apareciam de 5 em 5 minutos, e antes de fazer qualquer coisa e depois de fazer qualquer coisa eu esperara 5 minutos, o jogo sendo linear era mais acessível para todos encontrarem, mesmo assim tive que procurar na internet, vi que faltavam bem poucas frases, tinha achado quase tudo, MAS a diferença é que as frases de ajuda de TLG só serviam para conquistar um troféu que está fora do jogo, por isso dei nota 10, você não destravava nada dentro do jogo escutando todas as frases.
No SOTC, as relíquias são importantes para destravar algo escondido que está dentro do jogo e ainda mais a tarefa de ter que passar pelo modo fácil para destravar as artes da galeria me fizeram retirar um ponto.




Vou deixar o mapa porque não é específico, não diz se a relíquia está em cima ou embaixo, mas você fica sabendo que certamente está naquele ponto do mapa, dando um pouco de desafio de procurar as relíquias.
(com a seta do mouse em cima da imagem,  abra o link em uma nova guia para ampliar)



Vou deixar este outro mapa também














Nenhum comentário:

Postar um comentário