12 de março de 2017

{ARTIGO ESPECIAL} SHADOW OF THE COLOSSUS E OS 8 EXCLUÍDOS

Por: Cristiano Pereira

Épico...

Colossal...
                                 Espetacular...
Misterioso...
                      Gratificante...
Arte em ação...
Vencedor de muitos prêmios, incluindo 2 prêmios Bafta...


Hoje
Meu último artigo sobre...

Se você viu o título e esse artigo em outro lugar, sou a mesma pessoa que escreveu em 2013 em outro blog, agora estou reescrevendo aqui, é uma "remasterização", melhorada e atualizada que estou passando para o blog Icrolex, para aproveitar e compartilhar mais uma vez as últimas coisas que consegui extrair de um dos meus jogos favoritos (Hoje empatado com The last Guardian).

Mesmo depois de seu lançamento, SOTC é um dos jogos comentados, reverenciados e ainda serve de inspiração para diretores atuais, o caso mais recente (2017) foi o filme: Kong - Skull Island, o diretor durante uma coletiva de imprensa disse que uma das inspirações para fazer o filme foi Shadow of the colossus. 
O jogo além de seu sistema de batalha contra chefes ser a frente de seu tempo na época, o seus mistérios ajudaram a fama do jogo aumentar também, existem muitos adjetivos para esse clássico que estreou em 2005, três anos depois de ICO o outro clássico que faz parte do mesmo universo, assim como The last guardian que foi lançado no final de 2016 que "fecha a trilogia". 
É difícil explicar o sucesso de um jogo com algumas palavras, mas posso dizer que os jogadores que mergulharam na história, partilham suas boas experiências e até consideram SOTC um dos melhores jogos (ou o melhor) tem mais sensibilidade para a arte e conseguem ver e sentir algo além da experiência da jornada. Um jogo que o personagem fica totalmente isolado em uma península, apenas com a companhia de seu cavalo, um grande cenário chamado de terras proibidas, onde não tem nada para se fazer, apenas derrotar os 16 colossos, para muitos seria um tédio, mas como escrevi antes, para os que tem sensibilidade para a arte conseguem ter uma grande experiência onde outros não conseguem.
Uma coisa que intrigou muita gente, assim como muitos jogos ele é bem detalhado, possui ruínas, castelos e templos, mas muitos deles estão lá para serem cenários inacessíveis mesmo, e sem palavras ou inscrições estão ali para mostrar que no passado existia pessoas que viviam naquelas terras, fazendo os jogadores apenas imaginarem como seria.
E por não ser comum um jogo ter enormes cenários e nada paralelamente importante para fazer, se instalou muitos mistérios, dúvidas e a pergunta clássica: Com um cenário tão grande, será que não tem algo escondido? As respostas podem ser sim e não, porque existem coisas ocultas, mas que não fazem diferença no roteiro como a maioria dos jogos normais faria.
O jardim secreto no templo de adoração é uma coisa alternativa para ir no jogo...
Nas versões beta e demo do jogo o topo do templo de adoração era acessível, mas e se o topo fosse acessível na versão final seria só para subir e curtir o visual daquelas terras?  Será que fazia parte do final alternativo cortado pelo Fumito Ueda? 
O jardim possui os únicos frutos que diminuem a vida e a energia do personagem, a lógica mais aceitável ou possível é que algumas coisas que levariam ao final alternativo e os possíveis extras permaneceram como a subida para o jardim, alguns lugares que parecem ser portas e cenários inacessíveis, essas coisas foram deixadas e novos cenários foram colocados por cima na edição final, depois partes escondidas foram descobertos por hacks, o jogo seria bem maior.

Nos planos anteriores o final alternativo seria possível para quem possuísse o save do ICO, mas o criador Fumito Ueda tomou uma decisão para não ser injusto com as pessoas que não tinham o ICO, então não colocou o final alternativo, MAS! Acho que o Fumito Ueda, realmente não quis alterar algo na sua história, porque com a versão ICO e Shadow of the colossus HD collection, os fãs teriam os dois jogos e ainda por cima em Blu-ray, sobraria espaço para colocar mais extras do que os jogos principais, nessa versão collection a única coisa que muda com o save de ICO é a letra "I" de ICO que aparece na testa do Agro.
Fica claro que Fumito Ueda não gosta de alterar o final de suas criações é só ver o final alternativo de ICO, é quase a mesma coisa, a diferença é que aparecem melancias na praia e você tem que carregar uma até a Yorda, e no final normal não tem melancia, é só caminhar até a Yorda.


MISTÉRIO DOS LAGARTOS

Novas perguntas me vieram em mente, depois que joguei as duas versões: Qual é a utilidade dos lagartos de cauda branca? Ok, você na hora está pensando: é para aumentar a esfera de energia de Wander. MAS! Por que mesmo pegando as 77 caudas dos lagartos, você precisa igualmente terminar o jogo de 6 a 7 vezes para completar a vida e energia? Procurar os lagartos se torna inútil, porque naturalmente os fãs vão jogar muito mais que 7 vezes e aqueles que querem ver até a onde vai a energia e a vida, vão ter que terminar o jogo 7 vezes. 
Procurar os lagartos com o radar além de se tornar inútil e bem cansativo porque o radar só funciona por proximidade, não é igual o das frutas que todas já aparecem no mapa, isso valeria o tempo se tivesse uma recompensa, pegar os lagartos e as frutos do jogo só fez sentido com os troféus na versão PS3, porque depois de todo o trabalho de procurar um por um, você ganha alguma coisa para confirmar e mostrar para todos que você conseguiu achá-los.
E entre os 77, tem os lagartos ocultos nos pontos de salvamento, você olha para o radar vê que tem um lagarto no ponto de salvamento, mata ele, pega a cauda branca, salva, volta para o menu principal, entra no jogo novamente e se o sinal do lagarto ainda está no mesmo lugar quer dizer que você tem que pegá-lo novamente, as vezes são 3 lagartos em um único ponto de salvamento. 
Eu posso adivinhar que muitos quando descobriram isso nos primeiros anos do PS2, pensaram que iria ter uma grande recompensa quando pegasse o último lagarto, mas... deve ter se decepcionado porque não tinha ou curtiu a caçada.
Seriam os lagartos e os frutos missões secundárias que dariam ao jogador algo extra, mas na versão final foi retirada? Essas são as perguntas.


TORRES DE SALVAMENTO E OS 8 EXCLUÍDOS
Existem 24 pequenas torres que salvam o progresso no jogo além do templo de adoração, cada torre representa um colosso juntamente com uma parte do corpo de Dormin. 
Quando o jogo estava em produção era para ter muito mais colossos dos que foram para a versão final, mas aqueles que ganharam uma versão definitiva foram justamente 24 colossos.
E trago mais uma novidade neste artigo remasterizado: Foi dito por muito tempo que os 8 colossos que ficaram de fora não entraram para a versão final por causa das limitações de espaço do disco de PS2, mas não foi por causa disso. Os 8 colossos até já tinham forma que e todo o fã já conhece, faltava tempo para corrigir problemas técnicos como a colisão, construção de cenários para eles, etc... isso poderia ser concertado com mais tempo, mas a gerência da Sony apressou a produção do estúdio Team ico, fazendo eles abandonarem os 8 colossos e ao mesmo tempo diminuindo o mapa das terras proibidas e tornando lugares inacessíveis, mas que são visíveis de longe.
Espaço não seria problema para 24 colossos e nem limitação porque os colossos não são processados ao mesmo tempo, você enfrenta um por vez e tem que ser em uma ordem certa, se você for para uma arena fora da ordem o colosso não vai estar lá. 
Mas ficou no jogo as "testemunhas de pedra" as 8 torres a mais mostrando que tinha mais 8 colossos, e com o mapa diminuído ficaram muitos pontos de salvamento, até mais do que necessário, com lugares que você está em uma torre e já pode ver a outra.

AS TORRES E OS COLOSSOS...

As torres foram usadas para o ritual de selamento de Dormin, separando as partes de seu corpo em 24 partes, uma das teorias sobre o surgimento dos colossos é de que as figuras dos 16 (antes 24) colossos no templo de adoração já existiam como figuras que representam deuses ou guardiões (talvez da natureza) do povo que vivia lá.
E com o ritual que dividiu não só o corpo, mas também a alma de Dormin em 24 pedaços, Dormin teria usado a imagem dos "deuses" que o povo adorava no templo para voltar e se vingar de seu aprisionamento.
Mas o surgimento dos colossos também poderia fazer parte do ritual, Dormin aprisionado nos colossos seria um mau necessário e menos perigoso, e talvez era o único ritual forte o suficiente para trancar a entidade, dando tempo para as pessoas fugirem daquelas terras.  


OS CENÁRIOS DOS EXCLUÍDOS QUE PERMANECERAM NO JOGO
Sim, existem 2 lugares de colossos excluídos que você pode conhecer no jogo final, o primeiro é bem no começo, embaixo da grande ponte onde ficaria o colosso Aberth.
Imagino uma cena de aparição do colosso se mostrando aos poucos e a sombra de suas pernas de aranha aparecendo entre os pilares da grande ponte...

Outra arena de um colosso excluído que você pode visitar fica nas coordenadas G7, onde você encontraria um colosso meio javali que os fãs deram o nome de Sirius.
O lugar é o mesmo, mas é claro que o cenário com o mapa ampliado seria diferente, apenas uma coisa marcante deste cenário permaneceu, um pequeno monumento de duas pedras segurando outra, lembrando a Stonehenge, você usaria para prender o Sirius por um certo tempo...


ÁREAS QUE IMAGINAVA LUTAS COM OS COLOSSOS EXCLUÍDOS

Muitas áreas do jogo possuem um grande campo para batalhas contra colossos, se houvessem batalhas nestes lugares o jogo não teria grandes momentos de pausa, talvez fosse mais dinâmico para pessoas com menos paciência, 8 colossos a mais já faria uma grande diferença do que temos hoje.

Área 5E, com duas saídas apé e uma terceira subindo pelo musgo na parede que tem seu caminho até a primeira floresta fechada que você vê no jogo...

Área 2G, a segunda e última floresta fechada acessível das terras proibidas...

Áreas 5B e 5C, a praia que lembra a praia do jogo ICO


Áreas 3C e 4C

Perto da DEAD TREE (ou COLOSSAL TREE)




Áreas I3 e I2 inacessíveis e cobertas pelas nuvens no mapa. 
Uma curiosidade é que nos arquivos da versão beta, o hacker Pikol em fevereiro de 2009 descobriu um cenário grande semelhante a uma represa (The Dam) na área I3 e junto a esta estrutura tinha um caminho para uma entrada de uma caverna não terminada e possivelmente esse era o caminho para caverna do colosso excluído: Monkey
Mais detalhes e montagens de como seria esse caminho no blog do Nomad: http://nomads-sotc-blog.blogspot.com.br/2011/07/beta-dam.html



E é claro não poderia deixar de fora a área 2D, que ficou muito mais em evidência por alguns motivos, o primeiro foi quando apareceu a foto do artbook de um dos colossos excluídos com visual mais legal por ser meio uma espécie de dragão com fogo ou lava nas asas, por isso também chamado de Phoenix, o colosso excluído Adar Flam. Na foto tinha arvores secas e o lugar que mais lembrava estas arvores era na área 2D, mas também existia um outro lugar com árvores secas semelhantes e que talvez seria a arena do Adar Flam que é no lugar do Basaran o 9º colosso.
Na versão beta (ou demo) existia um lago na arena do Basaran e um dos objetivos para derrotar o Adar Flam era levá-lo para a água, e aquele era um lugar com muito espaço que tinha um lago que depois foi retirado.
Voltando a área 2D, a segunda coisa que deixou a área em evidência e isso até este blogueiro que escreve pode afirmar também, que nessa área da para ouvir pisadas e um curto rugido, mas apenas na versão de PS2, porque na versão de PS3 estes sons que muitos dizem ser o vendo, já não estão mais lá. Por que foram retirados?
O cenário da área 2D, também ajudava a pensar que aquele lugar teria algo, quando você chegava pela esquerda no mapa tem um pequeno lance de escadaria com 2 pilares cortados no meio parecendo que o lugar foi comprimido e que antes seria bem maior.
Por essas razões a área foi primeiramente conhecida como a área do Adar Flam ou outro colosso vivia perto e restou uns códigos de áudio que não foram bem removidos na versão PS2. 


TEORIA - OS 8 EXCLUÍDOS ESTÃO NO JOGO

Finalizando o artigo com a minha teoria..
Existem 8 símbolos únicos e distintos em todo o jogo, 8 colossos foram retirados por pressão para o projeto ser lançado mais cedo, os produtores gostavam muito de alguns dos excluídos, então como lembrar deles no jogo? Com símbolos.
É claro que isso pode ser uma grande coincidência o jogo todo ter exatamente 8 símbolos, 4 no começo e outros 4 símbolos na arena final, mas até agora eles não tem um significado certo, os primeiros 4 símbolos foram os alvos de muito mistério, e um dos mais legais era a ligação com o mapa do jogo, mas se os primeiros 4 símbolos que aparecem no jogo fazem parte de algum mistério os outros 4 que estão no final do jogo também teriam que entrar nesse mistério...


Então, quando percebi a quantidade de símbolos comecei a ver algumas semelhanças...

Aberth



Pholux...



Dionin...



Sirius...



Adar Flam...



Monkey...



Avus...



Kyos...



Isso é só uma teoria, uns símbolos se parecem com os 8 excluídos, outros não.


AGRADECIMENTOS 
Como fã vou fazer um agradecimento para outros fãs criadores de conteúdo que ajudaram a manter a base de fãs das obras de Fumito Ueda no Brasil, nesse hiato que teve entre SOTC e The Last Guardian ficamos sabendo de tudo sobre ICO e Shadow of  the colossus,  não vou lembrar de todos, mas vou mencionar os que eu mais acompanho (ou acompanhava porque uns pararam de postar) se eu lembrar de mais outros vou editando a postagem.
O primeiro foi o famoso blog Forbidden Lands que trazia várias novidades, mais sobre os mistérios e as traduções do blog do hacker Nomad (naqueles tempos meu inglês não era tão bom), mas o blog continua com postagens novas, focadas hoje em The last guardian,  agradecendo também a outros canais aleatórios que fizeram bons conteúdos, acompanhei muitos, mas vou destacar  2. 
O primeiro era exclusivamente sobre os mistérios, o próprio nome do canal e do blog se chamava Mysterys Hunters, era só em texto, mas a musica de fundo dava um clima tenso enquanto lia em textos curtos sobre os mistérios do jogo, hoje o canal mudou de nome e o blog não tem postagens desde 2013.

O segundo e último canal que destaco continua até hoje, é o único que ainda é dedicado as obras de Fumito Ueda e traz um conteúdo relevante (agora mais focado em The last Guardian, é claro) O canal Lar dos games do youtuber João. 





São as últimas considerações, minhas impressões, curiosidades, novidades e teoria que consegui extrair deste jogo clássico que ainda vai ser lembrado por muito tempo, outros podem surgir com propostas parecidas, mas este será o primeiro e único.
Esse foi o último artigo especial sobre Shadow of the colossus aqui no blog do Icrolex.
Até as próximas notícias.







Um comentário: